Festa

Rei Charles III será coroado neste sábado; veja passo a passo

Solenidade contará com uma série de eventos

A cerimônia contará com cerca de 2.000 convidados
A cerimônia contará com cerca de 2.000 convidados |  Foto: Divulgação
 

O rei Charles III será coroado neste sábado (6), em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster em Londres. A solenidade terá uma série de eventos, que seguirão até segunda-feira (8). O monarca alcança o trono após a morte da mãe, rainha Elizabeth II, em setembro do ano passado.

A coroação de Charles III será realizada ao lado de sua esposa, a rainha consorte Camilla, em um serviço profundamente religioso celebrado pelo arcebispo da Cantuária, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana, a igreja oficial da Inglaterra.

A cerimônia contará com cerca de 2.000 convidados, incluindo membros da realeza, representantes da comunidade britânica, celebridades e políticos de alto escalão.

Passo a passo

Percurso que o monarca vai seguir
Percurso que o monarca vai seguir |  Foto: Google Street View
  
  • Entre 1h30 e 3h30: Tropas britânicas chegarão à estação ferroviária Waterloo e marcharão até Westminster.
  • 3h30: As portas da Abadia de Westminster serão abertas.
  • 5h30: Chegada dos convidados mais importantes, como líderes internacionais e VVIPs.
  • 5h40: O rei Charles III deixará a residência real do Palácio de St. James e seguirá para o Palácio de Buckingham.
  • Entre 6h20 e 6h30: Membros da família real britânica chegarão à Abadia de Westminster.
  • 6h30: Começará a "Procissão do Rei", levando Charles III e Camilla do Palácio de Buckingham para a Abadia de Westminster.
  • A procissão deverá chegar na Abadia de Westminster às 6h53 e o serviço religioso deverá ser iniciado às 7h.
  • A coroa será colocada no rei Charles III às 8h e o serviço religioso encerrará às 8h50.
  • Charles III e Camilla deverão deixar a Abadia às 9h e dar início à segunda procissão do dia, fazendo a rota reversa da ida até a cerimônia, mas em uma escala maior.
  • A maior parte da procissão deverá entrar e avançar pelos jardins do Palácio de Buckingham às 9h45.
  • A Família Real deverá aparecer na sacada do Palácio de Buckingham às 10h15.
  • Mais de 60 aeronaves militares vão sobrevoar o Palácio de Buckingham às 10h30.
  • Ao término do sobrevoo, que deverá durar cerca de seis minutos, os membros da realeza entrarão novamente no Palácio de Buckingham, marcando o fim dos eventos da coroação deste sábado.

Eventos

A cerimônia de coroação do novo Rei da Inglaterra seguirá os costumes estabelecidos há mais de mil anos. O evento contará com quatro elementos centrais: o reconhecimento, o juramento, a unção, a investidura, a coroação e a homenagem.

O reconhecimento será o primeiro momento da cerimônia, onde o monarca se apresentará ao povo no teatro da Abadia. Em seguida, Charles III fará o juramento, que será realizado com sua mão sobre a 'Bíblia da Coroação'. A Bíblia foi encomendada especialmente para a cerimônia e foi encadernada à mão em couro e decorada com folha de ouro por trabalhadores de Londres. Serão feitas quatro cópias, sendo uma delas entregue como cópia pessoal ao rei.

Após o juramento, o monarca será ungido nas mãos, peito e cabeça com óleo sagrado pelo arcebispo, em um momento considerado a parte mais sagrada do serviço. Este momento não foi televisionado durante a coroação da rainha Elizabeth II, em 1953. Para a cerimônia de Charles III, um biombo de três lados foi providenciado para garantir a privacidade absoluta deste momento entre o soberano e Deus.

A investidura seguirá o momento da unção, quando o soberano coloca as vestes sagradas e é presenteado com os símbolos da monarquia, como orbe, anel e cetros. Em seguida, o arcebispo colocará a Coroa de Santo Eduardo no topo da cabeça do monarca, antes que os príncipes e nobres se dirijam ao soberano para prestar suas homenagens.

Salvas de canhão soarão em todo o país para marcar o momento em que o rei é coroado, antes de os militares realizarem um sobrevoo com mais de 60 aeronaves. Os primeiros a aclamarem formalmente o novo monarca serão os estudantes da Westminster School, que cantarão “Vivat Rex”, tradição das coroações há mais de três séculos.

Fim de semana movimentado

Durante todo o fim de semana, haverá uma programação especial de comemorações, incluindo um grande show no Castelo de Windsor no domingo (7), com a presença de artistas como Katy Perry, Lionel Richie, Take That, Andrea Bocelli, Bryn Terfel, Freya Ridings e Alexis Francês, além do grupo diversificado Coronation Choir.

No mesmo dia, será incentivado que as pessoas participem do "Grande Almoço da Coroação", com celebrações que variam desde uma xícara de chá compartilhada entre vizinhos até festas de rua e refeições comunitárias em parques e praças.

No último dia de celebrações, segunda-feira, será organizado o "Big Help Out", um projeto que convida pessoas de todo o Reino Unido para realizarem trabalho voluntário em suas comunidades locais.

Uma novidade é que a coroação do rei Charles III será lançada como um álbum, marcando a primeira vez que uma gravação de uma cerimônia histórica estará disponível para o público em todo o mundo. A gravadora Decca Records fará o registro dos eventos e lançará para streaming e download no mesmo dia.

< Marcelo Freixo se filia ao Partido dos Trabalhadores no Rio Tiquinho é eleito o melhor jogador do Brasileirão em abril <